Bem-vindo!

Fique à vontade, leia nossos temas, siga-nos, inscreva-se e comente. Participe de nossas enquetes! Compartilhe!

Santo do Dia

Esta página tem por objetivo, trazer informações a respeito de cada santo, em sua data de comemoração.

07 de setembro

Santa Regina 
Regina ou Reine, nome no idioma natal, viveu no século III, em Alise, antiga Gália, França. Nascimento marcado por tragédia familiar, sua mãe morreu durante o parto. Precisou de uma ama de leite, uma cristã, que a inspirou nos caminhos da fé e da virtude. 

Na adolescência, a própria Regina pediu para ser batizada no cristianismo, embora o ambiente em sua casa fosse pagão. 

Tornava-se mais piedosa, tinha a convicção querer ser esposa de Cristo. recusava o cortejo dos rapazes que queriam desposá-la, por sua beleza física, por suas virtudes e atitudes sempre eram exemplares. Se afastava de todos, preferindo passar a maior parte do seu tempo reclusa em seu quarto, em oração e penitência. 

O real martírio de Regina começou muito cedo, em casa. Seu pai Olíbrio, servidor do Império Romano, insistia a reverenciar os deuses. Um dia recebeu a denuncia de que Regina era cristã, denunciou a própria filha ao imperador Décio, que seduziu-a com promessas vantajosas caso renegasse Cristo. Ao perceber que nada conseguiria, ele friamente a mandou para o suplício, sofrendo todos os tipos de torturas e foi decapitada. 

O culto a santa Regina difundiu-se por todo o mundo cristão, sendo que suas relíquias foram várias vezes transladadas para várias igrejas. No local de sua sepultura, foi construída uma capela, que atraiu grande número de fiéis que pediam por sua intercessão na cura e proteção, surgindo a construção de um mosteiro e grande número de casas, nascendo a charmosa vila Sainte-Reine, Santa Rainha, na França. 

Esta festa secular ocorre, tradicionalmente, em todo o mundo cristão, no dia 7 de setembro.

São Clodoaldo
 
Santo testemunho do primeiro príncipe francês que foi canonizado pela Igreja: São Clodoaldo. 

Nasceu por volta do ano 530 d.C., neto do primeiro rei da França, convertido ao cristianismo por obra de sua santa esposa Clotilde.

Quando menino, teve que assitir o massacre de seus irmãos por parte dos pagãos rebeldes e inimigos políticos do pai, rei de Orléans. Já adulto, obedeceu não a voz da vingança, mas a do Senhor que o chamou para a vida consagrada num mosteiro, como sacerdote e missionário. 

Cortou os longos cabelos, que era um sinal de autoridade e virilidade nos povos daqueles tempos e renunciou aos direitos do trono.
Tornando-se pelo amor e sacrificio, um símbolo frances, tanto do ideal cristão da santidade, quanto de príncipe virtuoso. 

A tradição nos garante que Clodoaldo viveu de modo heróico sua vida religiosa monástica, e que porduziu muitos frutos como sacerdote e missionário, até sua morte na região de Nogent, perto de Paris, onde surgiu uma igreja em sua memória.

Nenhum comentário: