Bem-vindo!

Fique à vontade, leia nossos temas, siga-nos, inscreva-se e comente. Participe de nossas enquetes! Compartilhe!

sábado, 10 de novembro de 2012

“A INTERPRETAÇÃO SECRETA DAS LINGUAGENS E OS SIGNOS.”

“A INTERPRETAÇÃO SECRETA DAS LINGUAGENS E OS SIGNOS.”

A pretensão de apresentar a Semiótica em poucas linhas pode ter resultado em reprováveis simplificações. Um campo de conhecimento tão amplo e complexo exige certamente um espaço-tempo maior que o presente, motivo pelo qual este alerta introdutório faz-se necessário. 

A investigação semiótica abrange virtualmente todas as áreas do conhecimento envolvidas com as linguagens ou sistemas de significação, tais como a lingüística (linguagem verbal), a matemática (linguagem dos números), a biologia (linguagem da vida), o direito (linguagem das leis), as artes (linguagem estética) etc. Para Lúcia Santaella, ela "é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis"

Segundo o autor Nelson Valente, muitos pensadores esperam que a semiótica venha com um manual de aplicação – e, de quebra, garantia de um ano após a aquisição – o que de fato não ocorre.

As "ferramentas" da ciência dos signos se mostram úteis nos mais diversos campos de investigação justamente por sua abertura e amplitude. Ao ordenar esse conjunto de relações, podemos antever o seu significado e aplicabilidade no mundo da(s) linguagem(ns).

É nesse processo que os dados da realidade podem ganhar o status de informação, conhecimento e, em alguns casos, sabedoria. Daí ler o livro: “Teoria Lógica dos Signos”, autoria de Nelson Valente.

Charles Sanders Peirce : um signo é "algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém" (Peirce, 1972:94, grifo nosso). Essa perspectiva triádica se multiplica profusamente na obra peirceana.

Adquirir de uma forma simples a percepção de algo que nos parece incompreensível. Trazer à luz da sensibilidade e intuição, capturando os elementos que compõem a interpretação do significado e análise das formas da linguagem em sua expressão e manifestações.

Obra elaborada em linguagem simples e objetiva, preenchendo uma lacuna, face às dificuldades de assimilação apresentadas aos iniciantes.

Marco (Mister Altermas), editor


Para adquirir esta obra:
"Teoria Lógica dos Signos" (Semiótica e Linguística) acesse o link;
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447062171-teoria-logica-dos-signos-semiotica-e-linguistica-_JM 

Nenhum comentário: